Balcarce, a terra do Fangio

By

Se estiver procurando um destino bem perto da capital Buenos Aires para passar um incrível fim de semana, não deixe de ler esta matéria, porque divido com você um dos segredos melhor guardados da Província de Buenos Aires. A apenas 400 quilômetros de distância, Balcarce é um lugar a ser descoberto.

Balcarce, a terra do Fangio

O nome da cidade, San José de Balcarce, é uma homenagem ao vencedor da Batalha de Suipacha e chefe do exército de San Martin no Chile, ainda que todos a chamemos carinhosamente de Balcarce.

Uma cidade conhecida por ser tranquila, com seus horários sagrados para a sesta e seus amplos bulevares. Um lugar que nos cativa com suas montanhas e os infinitos tons de verde da Plaza Libertad e que tem muito mais para oferecer do que pensamos.

Sua população é de aproximadamente 41.560 habitantes, e entretanto, conserva o encanto das pequenas cidades, com ruas repletas de árvores frondosas, estátuas e edifícios públicos. Um destino com muitos programas ao ar livre como pescaria, excursões de mountain bike, trekking, escaladas, voos duplo em parapente e asa delta.

As festas e celebrações locais são uma atividade contínua, uma das mais importantes é a “Fiesta Nacional del Automovilismo”, realizada em fevereiro coincidindo com alguma data do automobilismo argentino (TC, TC2000). Em julho acontece a “Fiesta Nacional del Postre”, e anualmente entre os meses de setembro e outubro realiza-se a “La Expo Balcarce”, uma exposicão de gado, agrícola, comercial e industrial, organizada pela Sociedade Rural de Balcarce, que passou a ser uma das mais importantes do Sudeste Bonaerense.

No dia 24 de junho de 1922 Balcarce viu nascer o pentacampeão mundial de Fórmula 1, Juan Manuel Fangio. No centro da cidade, o Autódromo e o Museu do Automobilismo levam o nome dele. Lá, está exposto o maior patrimônio esportivo do piloto com aproximadamente 52 carros, mais de 500 troféus, condecorações e imagens das corridas realizadas entre 1936 e 1958. Está tudo dividido em seis áreas de exposição ao longo de diferentes andares. No pequeno cinema do museo pode-se assistir desde as primeiras corridas de Fangio até as Sudamericanas, quando ele já começaria a se tornar uma lenda.

Balcarce

Para sentir a verdadeira mística, nos envolvermos e entrarmos em sintonia com a essência deste destino, não há melhor lugar para escolher que La Estancia Fangio By Esplendor Hoteles.

Uma proposta ideal para sair da rotina e ter uma experiência de relaxamento e descanso absoluto cercado de beleza, tranquilidade do campo e natureza da serra com lindos entardeceres (meus favoritos), tudo isso conhendo a história de um ídolo como se fizéssemos parte dela.

O som dos pássaros, as árvores, o agradável spa com piscina aquecida, e saber que tomamos café da manhã no mesmo lugar que Fangio passava tempo com seus amigos e familiares, tudo isso cria uma atmosfera mágica.

Além disso, tenho três informações que você vai gostar e que fazem a diferença na hora de escolher onde se hospedar:

O hotel oferece quartos Pet Friendly para que você não se preocupe em deixar seu bichinho de estimação.

Entrada gratuita ao Museu JM Fangio

Embora não haja sinal de celular, a conexão wi-fi é excelente

Gastronomia em Balcarce

Balcarce é ideal para fazer turismo gastrônomico. A cidade é conhecida como o principal centro produtor de batatas de Buenos Aires e é o berço da sobremesa mais famosa de toda a província: o doce Balcarce. Você sabia que originalmente ele se chamava “Imperial”?

Sua história nos transporta à confeitaria Paris da cidade de Balcarce, propriedade de Guillermo Talou, quem criou esta sobremesa em 1950. Depois, a receita foi vendida para uma empresa de Mar del Plata onde foi rebatizada com o nome de Balcarce por sua procedência.

Um dos points gastrônomicos recomendados pelos locais é a “Ruta 55”, uma parrilla

com decoração chamativa e cores fortes nas paredes, onde estão pendurados centenas de bonés e gravatas, muitas delas autografadas por celebridades. A colecão de bonés chega a quase 300 unidades e todos estão relacionados com as corridas, especialmente a Turismo Carretera. Fica na Av. Centenario esq. Calle 43, onde apesar do extenso cardápio, os clientes seguem o ritual de aceitar a recomendação do dono que costuma indicar as massas, realmente caseiras, ou algo da parrila, que conta com uma grande diversidade de cortes de carne.

De sobremesa, o doce conhecido como “Lorenzo” (que ganhou este nome por causa de um cliente fiel) é o preferido da casa pela sua combinação diferente: trata-se de uma porção do doce Balcarce com uma bola de sorvete de creme com framboesas, uma tentação difícil de resistir.

Não deixe de descobrir e comtemplar este incrível destino para os amantes dos motores, da natureza e da boa comida em sua próxima viagem!

Post Relacionados

  • Visitando a Estancia Fangio

We also recommend

2 Comments

  • Reply
    Gastronomía: Dónde probar el mejor postre Balcarce
    15 de dezembro de 2017 at 12:55 12Fri, 15 Dec 2017 12:55:42 +000042.

    […] Balcarce, la tierra de Fangio […]

  • Reply
    Destinos para viajar el fin de semana largo de agosto
    25 de julho de 2018 at 14:55 02Wed, 25 Jul 2018 14:55:56 +000056.

    […] tan sólo 400 kilómetros Balcarce, la tierra de Fangio, es un rincón aún por descubrir. Su población ronda los 41.560 habitantes y  sin embargo, […]

  • Leave a Reply